Mustang - Troca do Escapamento

       07/Julho/2006
Home
 
       
 
 
Troca do escapamento feita
no dia 07/07/06  na loja
do Giba Escapamentos .
 
A opção escolhida com o apoio
do Giba e com as informações
de pesquisa foi de
utilizar canos de 2,5 polegadas ,
abafadores do próprio Giba
modelo idêntico ao da Stock
Car , sem catalisadores e com
ponteiras em Aço Inox .
 
 
Especial agradecimento
ao grande amigo Rafael
que além de ser o
responsável encontrar para
mim o Mustang dos

Faixa da Loja de Escapamentos do Giba em São Bernardo do Campo .

meus sonhos também foi
      a pessoa que me indicou
      a Giba Escapamentos .
       
       
 

 

Interior da Loja

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Dentro da Loja , entre alguns carros "comuns" , meu Mustang e um "carrinho" prateado .

       
       
       
       
 
 

Escapamento Original

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O escapamento era o original com símbolo Ford inclusive . O Escapamento inteiro é formado por  
apenas  3 peças . A primeira dos coletores até o meio do carro inclui os 4 catalisadores , e mais 2  
peças até a traseira incluem os abafadores ( foi necessário cortá-las ) . Retirá-lo levou 2,5 horas .  
       
       
       
       
 

Sem o Escapamento

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  Parte de baixo do Mustang sem Escapamento .
       
       
       
       
 

Saída do Coletor Direito

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
       
       
       
       
       
O novo escapamento foi feito em 5 partes , duas ligadas aos coletores (  ainda originais ) , uma que 
forma o X , onde ficam os dois abafadores e mais duas peças para saída . Ao faze-lo com 5 partes
ao invés de 3 ( original ) , fica mais fácil instalar ou desinstalar .
       
       
 

Começo do Novo Escape

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  As primeiras 2 partes são conectadas aos coletores e flangeadas .
       
       
       
       
 

O "X" .

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O "meio" do escapamento é uma peça única que forma o "X" e onde ficam os 2 abafadores .  
       
       
       
       
 

O "X" pronto .

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O "X" foi retirado para colocar a flange na parte traseira .

       
       
       
       
 

As Saídas

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Atrás 2 saídas ligadas ao "meio"  via flanges .  
       
       
       
       
 

As Ponteiras

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Para Finalizar , que tal belas ponteiras de Aço Inox  . 

       
       
       
       
 

Ready to fly

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Aqui a versão final , já com as 2 ponteiras Instaladas .  
       
       
   
 
 

Dinamômetro

12/08/06
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  Ganho de 20 hp na roda , ou seja 24 hp no Motor
   
       
       
            
       
  A expectativa da troca do escapamento era mostrar o verdadeiro "ronco" do V8 e ganhar alguns cavalos , na realidade o objetivo era de 15 a 20 HP .
       
  As primeiras medidas com o Gtech-Pro me faz acreditar que o objetivo de 15 a 20 HP foram conseguidos .
       
  As medidas no dinamômetro mostraram um ganho até maior do que a expectativa .
       
  A troca de escapamento deu um GANHO de 24 HPs no motor .
       
       
       
       
       
Especial Agradecimentos : Fotos by :   Texto by :
Rafael Gonzalez Roney Silveira  

Xavier

       

© Copyright 2006 - Todos os Direitos Reservados                                                                                                Contato : xavier@edrix.com.br